Tags

, , , , , , ,

Você já se perguntou por quê as pessoas fazem fila no embarque sendo que têm assento marcado nos aviões? Você já deixou para entrar por último e não encontrou espaço disponível para sua bagagem de mão acima do seu assento? Você já reparou na quantidade de bagagem de mão que as pessoas carregam nas viagens aéreas?

Eu sempre reparo no tamanho das bagagens de mão e inclusive já excedi o peso permitido, não só uma mas várias vezes. Eu quero um mundo melhor, um país sem corrupção mas juro por Deus que ao menos uma vez na vida você também resvalou nas regras.

Não sei você mas eu reservo, quando possível, os assentos mais próximos da porta pelo simples fato de poder sair logo da aeronave, evitando assim tumultos. Sei também que a mala irá demorar uma eternidade para aparecer na esteira. Aprendi que mesmo que seu assento esteja marcado, vá na fila de embarque.

Na última viagem presenciei uma discussão dentro da aeronave entre passageiro e comissária. O cidadão reservou o assento X e não havia espaço para a sua bagagem no compartimento próximo de sua poltrona. Eu não disse nem acima, era próximo mesmo. De um lado o passageiro bravo porque não havia lugar, de outro a comissária (muito da mal educada por sinal) dizendo que a companhia não tinha nada a ver com aquilo e que a única solução era despachar a bagagem.

Na ocasião, tinha passageiro carregando chapéu mexicano (dos grandes!), terno, vestido de noiva, blusas, mochilas, bolsas, brinquedos de bebê, cachorro (é permitido animais de estimação de até 5 kg viajarem na cabine com os passageiros).

Os ânimos ficaram alvoroçados até que um passageiro cedeu espaço, tirando sua bagagem de cima e colocando embaixo do assento. Outro intrometeu-se no meio dizendo que a companhia era sim responsável. Acho que ele era aDEvogado. Na frente, um outro comissário falando a um passageiro que os compartimentos de bagagem foram projetados para suportar X quilos e não tamanha carga que as pessoas carregavam ultimamente. E no meio disso tudo, eu, com o ouvido esticado de ambos os lados para não perder nada. Brasileiro gosta de um fervo, não é?

Eu me pergunto: a companhia deve pesar a bagagem de mão no check in e ali mesmo barrar os excessos ou o passageiro deve ter consciência do peso permitido e carregar somente o necessário, pensando no bem-estar coletivo?

bagagem

Imagem: Google Imagens

