Câmera compacta ou reflex?

Que tipo de câmera você costuma levar para suas viagens? Atualmente, temos no mercado de câmeras digitais, basicamente, as compactas e as reflex. As câmeras compactas são aquelas do tipo “aponte e dispare”, sem muitos truques e recursos para usar e que cabem no bolso. Já as reflex ou DSLR são as câmeras mais robustas, com controle total das configurações e inúmeras opções de lentes.

A escolha entre esses dois tipos de câmeras depende muito do seu objetivo na viagem, por exemplo, se você é amador ou profissional, se irá fotografar em ambientes com muita ou pouca luz, o quanto você se importa com a qualidade das suas fotos e vídeos ou não.

As câmeras compactas, assim como as reflex, têm vantagens e desvantagens. As compactas têm algumas limitações, como por exemplo, não são ideais para fotografar em ambientes com pouca luz, por não terem recursos para tal. Mas elas cabem no bolso, são leves e não necessitam de maiores acessórios, no máximo um tripé, no caso de estar viajando sozinho.

As câmeras reflex e seus acessórios vão pesar, no mínimo, uns 2,5 kg, pois além do corpo, tem a(s) lente(s) e os acessórios, como controle remoto, tripé, filtros diversos, bateria extra, flash e a própria bolsa. Se você vai viajar por um mês, por exemplo, tenha consciência do quanto seu equipamento irá pesar no fim de cada dia. Por outro lado, sabendo operá-la manualmente, você fará fotos incríveis, que uma compacta muito provavelmente não seria capaz.

Atualmente, as maiores fabricantes japonesas (Canon, Nikon, Samsung) lançaram as câmeras “Mirrorless” (que significa sem caixa de espelho), que estão entre compactas e profissionais. Elas cabem no bolso, filmam em HD, permitem a troca de lentes e possuem sensores comparáveis aos das profissionais, mas em contrapartida só utilizam lentes específicas para este modelo. Vale pesquisar antes de comprar.

São centenas de marcas e modelos de câmeras disponíveis no mercado, basta você ter em mente qual é seu objetivo antes de adquirir equipamentos fotográficos. Eu, por exemplo, já tive compactas e atualmente uso uma reflex (mais acessórios), mas estou pensando seriamente em utilizar uma compacta na próxima viagem, pois, como sou eu mesma quem carrega o equipamento, no fim do dia só meu pescoço e ombros sabem o quanto doeu aquele “trambolho” pendurado.

Dicas para fotografar com compactas aqui e aqui.

Lançamento da Canon Mirrorless aqui.

Observação: este post não é patrocinado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s