Auschwitz-Birkenau

Em todo o mundo, quando se fala em Auschwitz-Birkenau, logo vem na memória as palavras massacre, genocídio, terror, holocausto e nazismo. Atualmente o local é aberto à visitação guiada, em pequenos grupos e em vários idiomas. Visitar um campo de concentração, como foi este entre 1939 e 1945, nem sempre está nos programas favoritos.

Eu comprei um tour numa agência de viagens em Cracóvia e no mesmo dia embarquei numa van lotada de turistas de várias nacionalidades, e eu sozinha. Na ida, nós assistimos a um documentário feito por um fotógrafo alemão que trabalhou nos campos de concentração. No vídeo ele já estava bem debilitado, devido à idade avançada.

O vídeo por si só já foi um choque pra mim. Eu sabia o que esperar, pois já tinha lido bastante sobre a história, visto filmes e lido alguns livros. Soa como loucura, mas era um sonho visitar aquele lugar, como todo bom descendente polaco.

A visita durou aproximadamente 2 horas e percorremos em silêncio todos os blocos do campo Auschwitz e Birkenau. A visita te suga, descarrega todas as suas energias e você consegue sentir um pouco do que foi o sofrimento naquela época. A parte mais impactante pra mim foi a exposição dos pertences pessoais dos prisioneiros, como malas, sapatos, óculos, escovas de dentes e até os cabelos femininos. Estes eram vendidos para uma indústria têxtil alemã.

Entrar numa das câmaras de gás foi também o clímax da visita, mas a sensação que eu tinha é que um soldado alemão iria aparecer e me trancar lá dentro. Era escuro, baixo e gélido. Mas foi uma boa experiência.

Só consegui sorrir naquele dia no final da visita, quando andei pelo trilho de trem para fazer aquela foto clássica quando vemos o campo, pois senti que estava com a missão cumprida. Apesar de ter saído de lá com as energias destruídas, valeu muito a pena. É só vivenciando esta experiência para ter noção do que foi a destruição e o massacre nazista.

Alguns filmes que eu indico sobre Auschwitz-Birkenau: O Menino do Pijama Listrado e O Pianista

Mais informações aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s